quinta-feira, 7 de julho de 2011

Design Pedagógico e Solução Digital

    Com o advento da Revolução Industrial no século XVII ocorreram mudanças significativas contribuído para o surgimento do capitalismo articulado a globalização econômica que tem como objetivo o crescimento da interdependência de povos e países contribuindo com o desenvolvimento dos meios de comunicação e outras vertentes.
           Com a chegada da internet surgiram novas formas de comunicação com ênfase nos comunicadores instantâneos que possibilitaram uma revolução na comunicação entre as pessoas, porém ainda existe a exclusão digital, onde muitas pessoas não têm acesso à internet e sob o ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente.
Há 100 anos, ninguém imaginava que o desenvolvimento tecnológico nos daria a alcunha de Sociedade da Informação. Agora temos uma infinidade de soluções digitais cada dia mais surpreendentes e avançadas, entretanto devemos estar atentos para não nos iludirmos confundindo progresso com pirotecnia. Se esse conhecimento acumulado não for compartilhado pela sociedade como um todo, corremos o risco de ratificarmos o abismo que separa os ricos dos pobres (BAGGIO, 2000).
 Atualmente a nossa sociedade é considerada pela maioria como a sociedade do conhecimento, informação e saber devido a disponibilidades de informações, o desenvolvimento dos recursos tecnológicos e os meios de comunicação que contribuem com um fenômeno global, elevada transformação e desigualdades nos âmbitos sociais, políticos e econômicos que promovem a integração das pessoas ao meio virtual por contas das exigências, principalmente no mercado de trabalho, porque o desenvolvimento tecnológico está desarticulado a movimentação teórica, científica e institucional.
O blog é uma ferramenta assíncrona onde o receptor acessa o conteúdo da mensagem enviada pelo emissor de acordo com a disponibilidade e interesse. Dessa forma, é possível encontrar um acervo de informações sobre determinado assunto, onde um blog sobre o forró do jegue tem como objetivo não só informar sobre este evento cultural, mas buscar incluir pessoas que não possuem acesso a esse espaço virtual, seja pelo fato das condições econômicas não permitirem, inexistência da acessibilidade e na grande maioria por não saberem utilizar a tecnologia que é bastante diversa, porém não há uma verdade absoluta.
Com o blog será possível a postagem da realização das dezessete edições do Forró do Jegue contribuindo com discussões virtuais colaborando com a divulgação de informações relevantes, exposições de opiniões através de comentários, estímulos a construção coletiva do conhecimento e troca de informações entre os seguidores.
Referência:
http://www.slideshare.net/macmorais/tecnologias-digitais-na-licenciatura, acesso em 13/06/20011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário